-
Arquitetos: Memola Estúdio, Vitor Penha
- Área: 504 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Adérito Preto, Clatt, Dpot, FGE LUMI, Firgal, Potencial Marcenaria, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estúdio Penha desenvolveu para a recepção da nova sede da Natura, em São Paulo, um projeto que materializa sua essência do Bem Estar e expressa as dimensões da marca Natura, considerando signos de um Brasil contemporâneo. Um país em continua construção, mas que apresenta identidade, força e uma alma pujante , pontos de encontro com NATURA.
O projeto foi pensado de forma sinestésica, onde ambientação, visual, texturas, sons e cheiros, transmitem um pensamento e os significados da marca. Para isso foram aboradados 3 conceitos principais na arquitetura: a linha, o espelho e o tempo.
A linha expressa o começo de tudo, é um elemento simples, mas mutável, dançante, flexível. Imaginária ou material. Da linha se faz movimento, a criação que nasce dela e vira produto; as linhas da vida, de pensamento, de existir. Em conjunto, representadas pelas cortinas, a linha configura-se em tramas mais complexas, torna-se plano, torna-se expressão.
O espelho reflete cada rosto, cada anseio, as diferentes cores de pele e as peculiaridades de todas as belezas. Simbolicamente é a pureza e a verdade. Em nossa arquitetura, é um portal para o íntimo de cada pessoa, instiga a curiosidade, permite o se admirar, se conhecer, mesmo que por um breve instante, pemite se conectar com a beleza expressa em cada individualidade.
O tempo, era essencial que se concretizasse em um elemento arquitetônico. Pela luz e as imagens, materializamos o movimento e a velocidade dos nossos dias, contamos e registramos os pensamento da marca como uma provocação ao futuro eminente. Por falar em tempo, é preciso lembram que para construir o futuro, é necessário olhar para nossas raízes, nossa memória afetiva e sentimento de pertencimento. O passado aqui, não é simbolizado pelo tempo que já passou, mas por ideias e ideais, anacrônicos. Um design de mobiliario inspirado nos clássicos modernistas, que trazem a elegância e simplicidade de uma época marcada pelo arrojo.
Todos estes elementos se sobrepõem, se mimetizam, criando jogos de esconde e aparece. Estabelecem relações uns com os outros originando significados e novas possibilidades. Do aglomerado de linhas, dá-se a tela, e da sobreposição da luz sobre este plano: um “cinema”, para transmitir aos passantes, mensagens, imagens e ideias. Um projeto provocativo com um conceito forte, leve, mas não descartável. Um projeto sensorial com musica, cheiro e texturas cheias de significados que capturam, pelo olhar curioso, esta alma que une a Natura e o Brasil e criam uma imagem própria e original para a marca.